domingo, 27 de março de 2022

Eu na Cúpula


 
Na tarde do o domingo, 12/03, recebi uma chamada de vídeo pelo WhatsApp do amigo Nélson Duarte. Como a ligação não completou, e eu sabia que ele estava reunido com seus pares da Cúpula da Cachaça na Pousada Macaúva, em Analândia, São Paulo, participando do V Ranking da Cúpula da Cachaça, achei que tivesse sido uma chamada acidental e desconsiderei. Minutos depois nova chamada, devidamente atendida, e aí veio a grande surpresa: um convite para ser membro da Cúpula, convite esse aceito de pronto e com muita honra.

Fundada há dez anos, a Cúpula da Cachaça é um confraria de admiradores, apreciadores e especialistas em cachaças, e tem por finalidade “incentivar o desenvolvimento e a profissionalização dos setores de aguardente de cana, cachaça e demais destilados brasileiros, e defender e trabalhar pela valorização e incremento da imagem pública da cachaça, destilado nacional brasileiro”. Atualmente composta por quatorze membros de todo o Brasil, a cada dois anos ela realiza, dentre outras atividades, um ranking que elege, ao final do concurso de três etapas, as cinquenta melhores do país.

Bem, na sequencia, o sr. Manoel Agostinho, atual presidente da Cúpula, entrou em contato comigo via e-mail formalizando o convite através de documento eletrônico, o qual foi respondido positivamente de imediato.

“... Assim sendo, Altino, temos a honra e o prazer de convidá-lo a vestir a nossa camisa, a camisa do legítimo destilado brasileiro, e se tornar, a partir da data de hoje, membro efetivo da Cúpula da Cachaça”.

Finalizando meu acesso à Cúpula, recebi sábado, 23/03, das mãos do amigo Nélson Duarte, a camisa da Cúpula, simbolizando minha posse como membro efetivo da entidade. Um forte abraço e um brinde selaram esse momento. (na foto, Gorette, Nélson e eu)


Desde a primeira vez que ouvi falar na Cúpula da Cachaça acompanhei seus passos de longe, sempre com respeito e admiração, tanto à entidade em si, quanto aos nomes que a compõe hoje, e a compuseram ao logo do tempo. Eleito por aclamação com mais dois grandes nomes da cachaça, Illan Oliveira e Nina Bastos, conforme consta na ata da entidade, modestamente, jamais imaginei, nem em meus melhores sonhos, que um dia estaria lá, entre os tais cúpulos, e agora sou um deles! Sim, isso merece um brinde, o qual eu compartilho com todos os amigos particulares e clientes da Embaixada da Cachaça, que têm me acompanhado nessa trajetória. TIM, TIM!

Pedro Altino Farias, em 27/03/2022


2 comentários:

  1. Muito bem merecido esse título, meu irmão! Além da Embaixada da Cachaça, você sempre esteve à frente de tudo que envolve a boa cachaça, incentivando e movimentando o segmento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, grande ALTINO! Merecida titulação a quem é realmente diletante do assunto e, mais do que isso, um autêntico cachacier, praticante de grandes degustações do nosso destilado pátrio!

    ResponderExcluir