terça-feira, 7 de novembro de 2017

Episódios de Chico Litro - resumo IV



- Ei Chico Litro, o Toim fechô o bar ônti, num foi? E tu bebeu       onde?
- Em casa mermo.
- E se melô?
- Melei. A Santinha mandou eu limpá a caixa de gordura da cunzinha e fiquei todo melado... e cachaça qui é bom, nada!



*****

- Essa água de coco tá doce, Chico Litro?
- Muito não.
- Me dá um gole?
- Ah, Santinha, se quisé peça uma pra você...
- Arreégua, fí de quenga imprestável! Pois num quero mais não, viu? E vá se lascá todim!
Aí Zé Siriguela, intrigado, perguntou:
- Macho, purquié qui tu num deu logo um gole pra ela pra num tê confusão, porra?
- Num tá vendo qui isso aqui num é água de coco, não, abestado? O coco tá chei, mas é de cachaça!

*****

- Vixe, acordei hoje cedo no maior susto! Pensava que era segunda... Mas ainda bem que é domingo, dia de tomar umas..
- E se fosse segunda feira, Chico Litro?
- Também!
(colaboração: balcão da Embaixada)

*****

A Santinha levou Chico Litro para o médico:
- Seu Chico,o Sr.bebe?
- Bebo,doutor!
- Quantas doses o senhor bebe na semana?
A Santinha,interpola!
- Doutor, pergunte em litro!
(colaboração Assis Assisnildes)

*****

- Esse molho de pimenta é pra tu, Chico Litro?
- É não, é pra minha sogra.
- Mas Chico, esse molho é fuderoso, arranca as pele da língua! Será que véia aguenta?
- Rapaz, num se meta, não!



*****

- Tu vai se mudar, Chico Litro? Mas a tua casa é tão boa...
- É, mas a que eu vô morá agora é quase vizim do bar!

*****

- Tu soube, Chico Litro, entraram no bar do Toim de madrugada e reviraram tudo! Parece que levaro umas coisa...
- Será que levaro a cardeneta dos vale?
(colaboração Dalber Dálber Farias Landim)

*****

- Qui cara de felicidade é essa, Chico Litro?
- Ganhei 500 contos no bicho!
- Êita! E o qui é qui tu vai fazer cum essa grana toda, homi?
- BEBER!
(colaboração Paulo Costa - baseado em fatos reais)

*****

- Ei, purque qui te chamam Zé Siriguela?
- Purque eu tomo quase um litro de cana c'uma seriguela de vez...
- E purque qui tu num toma logo um litro todo?
- Purque aí é demais!



*****

Chico Litro mostrando a mão firme, sem tremor:
- Olhaí, tô bonzim, ó!
- Também, Chico Litro, tu tá bebendo desde de manhã... Quero ver é se bem cedinho, antes da primeira, tu num treme que nem uma Toyota das antiga...
(colaboração balcão da Embaixada da Cachaça)



*****

- Ei, Chico Litro, vamu ali no Forró da Colega?
- Nóis vamu de carro ou de a pé?
- A pé, né, purque?
- Ah, se for de a pé eu num vô, não!
- Arriégua, macho, que viadagem é essa?
- Ne viadagem não, macho véi, é purque se a gente for de a pé eu vô chegar lá bonzim... aí perde a graça...



*****

- Chico Litro, arrumei uma consulta pra tu vê tua unha incravada...
- Tu conhece esse médico? Ele bebe?
- Rapaz, bebe, sim!
- Ah, intão nesse eu vô!

*****

- Diabeisso qui tu ta bebendo, Chico Litro?
- Vodka cum menta.
- Vodka cum menta? Égua, macho véi, pra que isso?
- É pro mode eu me ispritá!



*****

- Leite? Me dê uma caixa que eu rebolo no mato na merma hora! Mas se for de cachaça, eu bebo todinha! (Chico Litro)

*****

- Chico Litro, o que tu vai dá de presente no Dia dos Namorados?
- Num tenho nem namorada...
- E a Santinha, tua mulher, homi, num é também tua namorada não?
- Nada! A Santinha é uma "presseguição", isso sim!

*****

- Tu num foi purque ninguém te chamou, foi, Chico Litro?
- Não, num fui purque ouvi dizer qui ia ser fraco de birita..

*****

- Chico Litro, tavam falando mal de tu lá na feira...
- Inda tão?
- Não, macho véi, isso foi de manhã.
- Ah. bom, sinão ia lá agora das umas porrada nesse povo. Toim, bota mais uma aqui!

*****

- Que marca encarnada é essa na tua camisa, hein, seu fí duma égua?
- É... é... é beterraba!
- Beterraba? E tu tava comendo beterraba, Chico Litro? E desde quando tu gosta de beterraba? E desde quando beterraba serve de tira gosto pra cachaça, hein, seu fí de quenga?
- Desde hoje, Santinha.
- Safado!
SPLASSCHH!

*****

Chico Litro
- Segura aí, Zé Seriguela, que vou bem ali, na Embaixada, dá um chero na Lindinha e volto já...
Santinha
- VAI ONDE MERMO, HEIN, CHICO?
Zé Seriguela (mumurando)
- Vixe! Agora sujou...
Chico Litro
- Vou ali, dar um beijo na sobrinha, na sobrinha... Será que ela tá acordada uma hora dessas?
Santinha
- Ah, é, e´?
SPLASSCHH!!

*****

- Rapaz, o Chico Litro tava todo se coçando lá no bar do Toim hoje de manhã.
- E era? Tá com curuba? Impinge?
- Que nada! É que a Santinha disse que só era pra ele começá a bebê só depois do almoço, aí já viu, né? Num sei como foi que o coitado aguentô...

*****

- Ei, Chico Litro, pur que qui tu só vevi de óculos escuro?
- É pro mode pudê olhá pras menina e ninguém notá...
- Rapaz, tu é muito sabido mermo, Chico, égua!

*****

- Deu pra fumar agora foi, Chico Litro?
- Dei não, Santinha! Tá me disconhecendo? Eu sô é macho! Hahahaha...
- Tá engradinho, tu...
SPLAASCHH!!
- PELO CIGARRO E PELA GRACINHA, VIU, SAFADO!

*****

- Ei, Chico Litro, tu qué um piper?
- Ora se quero! Melhor tira gosto pra cachaça num tem, não! Cu'm bichim desse eu tomo é mei litro de cana!

*****

- Tu soube, Chico Litro? O Quinzin morreu! O velório tá sendo lá casa dele...
- Pois num é, rapaz... Será que vão bebê o morto?

*****

- Chico Litro, tu é de lascar, homi... Pedi tanto pra tu num bebê onti, mas tu nem aí. Eu lavo e passo tuas rôpa, faço o teu cumê, mas quando te peço uma coisa tu num faz. É um ingrato!
- Santinha, minha fia, fique aborrecida por causa disso, não. Olha, vamu fazê assim, de hoje por diante num se preocupe mais cum minhas rôpa nem cum meu comê tá certo?


*****

- Tu gosta de pitú, Chico Litro?
- Gosto. Tanto do de bebê, quanto o de cumê...

*****

- Tu viu a notícia, Chico Litro? O Lula foi condenado!
- Foi mermo? Quanto tempo sem bebê?

*****

- Tu morre de medo da Santinha, né, Chico Litro?
- Medo não, eu tenho é respeito!
(Colaboração, Kelson Daniel, no balcão da Embaixada

*****

- Chico Litro, tu se alembra do dia do teu casamento cum Santinha?
- Lembro, sim... Buaaaá... Toim, bota uma dupla aí! Buaaaaá...!

*****

- Voltou a bebê, Chico Litro?
- Voltei. Capotei ônti de noite, dormi, acordei hoje e vim pra cá, rebatê a ressaca...
(Colaboração mesa 13 do Flórida)

*****

- Chico Litro, a Santinha disse pra tu num bebbê hoje... Tu vai se lascá todim quando chegá em casa de noite...
- Foi mermo, Zé Siriguela. Intão acho qui só vô pra casa amanhã, ó...

*****

- Arrumei um emprego, Zé Siriguela!
- Foi mermo. Chico Litro? E tu começa quando?
- Eu não, tu! Arrumei um emprego foi pra tu, hômi... E começa amanhã!
- Nãnnn... Eu, hein?

*****

- Zé Siriguela, tô chatedo... Quando ia saindo hoje de manhã pra vim pru bar a Santinha me esculhambô... Snif... Me chamou de cachorro... Apois intão quando eu chegar im casa vô dá um mordida nela... Eu num sô cachorro? Intão...
- Morde ela não, Chico Litro. Tu num é cachorro? Intão faz xixi nos pé dela!
- É mermo, ó! Toim, traz uma cerveja aí!

*****

- Bora, Chico Litro, tá na hora, macho véi.
- Tá nada! Tá é cedo, agora que o piper tá na metade...!

*****

- A conta, Chico Litro? Vai pendurar de novo?
- Faça o seguinte, Toim, bote mais uma só pr'eu terminar essa azeitona...

*****

- Vocês souberam? O Chico Litro foi insultá com o pitibul do fí do Manel e levou uma dentada bem na batata da perna.
- Valha-me Deus! E o Chico tá bem?
- Tá, mas o coitado do cachorro ficou bebim e agora tá na maior ressaca.

*****

- Chico Litro, vamu lá na quadra amanhã jogar um futebolzinho pra desenferrujar?
- Rapaz, prefiro ir no bar jogá conversa fora e se embriagá...

*****

- Égua, ônti foi bom demais, num foi Santinha? Dancei tanto qui tô aqui todo doído...
- Tu tá doído é de apanhar, seu fí de quenga safado! Vai dizer qui num se alembra não das fulerage qui fez na festa da Dasdores não é?

*****

- Chico Litro, o qui tu achou de ônti a noite?
- Num achei nada. Fiz foi perdê. Num me alembro de porra niuma...Fiz alguma bestêra besta??

*****

- Toim, soma aí minha conta do mês.
- Humm... cento e vinte e quatro real.
- Ah, tá bom. Pensei que era mais. Segura aí, e quando chegá em duzento tu me avisa, tá?
- ARRE ÉGUA!!

*****

- Larga esse celular, Chico Litro, vamu convesá, ômi!
- Rapaz, dêxa eu cum minha meiota aqui e vá convesá cum outro...

*****

- Chico Litro, dizem que tu bebe demais, isso é verdade?
- Conversa desse povo quI malda tudo.
- Mas tu bebe todo dia?
- Todo dia e toda noite, marrépouco... Umas duas cerveja e quatro cana... Poraí...
- Por dia, Chico Litro!?
- Não, por hora, né...?

*****

- Chico Litro, tu num trabalha, não?
- Tenho esse vício não, ó!
- Mas de jeito nium?
- Só no Sábado de Aleluia qui faço um bico de Judas....
(colaboração Romeu Duarte)

*****

- Ô, Seu Cinco Litros...
- Desculpa, amigo, mas meu nome é Chico Litro, mas obrigado pelo elogio...

*****

Enquanto isso, no Bar do Toim...
- Ei, Chico Litro, olha o qui eu truxi pra tu, um quilo de queijo do bom!
- E pra que qui eu quero essa ruma de queijo?
- Ora, pra cumê, ômi!
- Mas eu gosto mermo é de bebê... EI, TOIM, QUANTO TU DÁ NUM QUILO DE QUEIJO DO BOM??

*****

- Pronto, já cumpri minhas obrigação, agora tô livre pra bebê...
- E qual foi as obrigação qui tu fez, Chico Litro?
- Cunfiri o jogo do bicho e fiz ôtra aposta, passei no mercado pra cortá os cabelo e comprei umas tangerina na feira pra tomá umas aqui... Cansei, viu?

*****

- Ômi, eu sai daqui era uma hora e tu tava comendo azeitona. Agora são cinco hora e tu inda tá comendo azeitona... Quantas tu comeu, Chico Litro?
- Comi, não, AINDA tô comendo... Só essa aqui mermo...
- Égua!

*****

Um papudim perguntou ao Chico Litro:
- Chico tu bebi em pé ou sentado
- Tanto faiz o copo tandu xei...
(Colaboração Rogerio Gonçalves)

*****

- Tá feliz pur que, Chico Litro?
- Purque hoje é segunda ferira, Zé Siriguela!
- E daí?
- Tenho uma semana inteirinha pra bebê!

*****

- Chico Litro, sáo dez pra meia noite, sabe o qui isso qué dizê?
- Não, o quê?
- Qui falta só 10 minutu pra terça feira...
- Ô besteira besta!

*****

No almoço do Dia dos Pais...
- Chico Litro, meu filho, você num tem vontade de trabalhar, não?
- Pai, vontade eu tenho, mas eu me controlo!!
(Colaboração Figueiredo, no balcão da Embaixada)

*****

- Chico Litro, pur que qui tu só gosta de bebê no balção?
- Purque a birita chega mais ligêro... Sou abestado, não, rapaz!

*****

Enquanto isso, no bar do Toim...
- E aí, Chico Litro, hoje vai bebê ou vai tomar??
- Ô brincadêra, besta...

*****

- Chico Litro,tu qué Skin ou Kaiser? Tá tudo gelado!
- Rapaz, dêxa de frescurage e traz logo minha cachaça!

*****

- Chico Litro, sabe como é, né? Esse povo malda tudo... E dizem por aí que aquele teu filho do meio, o lôrim, num é teu purque tu é moreno...
- Rapaz, o negoço é o seguinte: tem uma tia-avó duma prima em terceiro grau da Santinha qui dizem qui era lôra igual a esse menino. Intão é assim, se for parente direto, é capaz do menino nascer parecido c'uns parente qui já morrreram, sabia não?

*****

- Chico Litro, tu gosta de galinha?
- Gosto! Mas só pra cumê!

*****

Notícia de última hora!!
Santinha mandou recado ao marido, Chico Litro, depois do sumiço de uma semana do mesmo:
"Se quiser voltar, duas semanas sem bebê!!"
Replica do Chico Litro:
"Se pudé sê dia sim, dia não... posso até tentar..."

*****

- Ei, Chico Litro, tu sofre de pressão alta?
- Muito! A Santinha tá demais!

*****

Chico Litro é totalmente avesso a médicos e exames. Para ele receita só de caipirinha e olhe lá. Há anos não vai a uma consulta médica, tanto que dizem ser ele uma bomba relógio ambulante de alta octanagem.
Da última vez que foi coletar sangue para exames, e isso faz muito, muito tempo, seguiu-se o seguinte diálogo entre a atendente do laboratório e ele:
- O senhor toma algum medicamento?
- Cerveja gelada em jijum três ou quatro veiz pur semana...
- Mas que absurdo, que brincadeira sem graça! Cerveja não é remédio, meu senhor!
- A senhora diz isso purque nunca deve ter tido uma ressaca daquelas bem braba...

Ps. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coicidência.

*****

- Chico Litro, o Sol hoje tá de lascar, tira essesovo da cadeira quente, sinão vão se estragar e num vão serví mais é pra nada!
- É mermo, Santinha, vou tomá minha cachaça é bem ali, debaixo da sombra castanhola...

*****

- Capotô de novo ônti, Chico Litro?
- Foi, Tio Pitú... Sacanage. .Me pegaru de surpresa... A curva era fechada demais...

*****

- Chico Litro, o Toim mandou avisar qui tem uma promoção pra tu lá.
- Esse Toim é gente fina mermo... E como é essa promoção qui ele fez pra mim?
- É assim: tome cinco cachaças e pague dez.
- Arrégua, diabeisso?
- É assim: tu paga as cinco qui tomá hoje e as cinco qui tu ficou devendo de ônti... hahahaha...
- Ô bestêra besta...

*****

- Vamu tomá umas mais tarde?
- Hoje é segunda feira, Chico Litro!
- E o qui é qui tem?
- É contra a minha religião...
- Apois mude de religião, rapaz!
(colaboração Lauro Bezerra ao balcão da Embaixada)

*****

- Chico Litro, tu tá já bebendo?
- Rapaz, acho qui num vô nem bebê hoje, ó... amanheci mei ruim... pur quê?
- É qui eu truxe uma cachaça aí pra gente espermentar, mas deixe...
- Intão traga lá a bicha, ômi, qui eu já tô bem milhó!
(colaboração Maria de Socorro no balcão da Embaixada)

*****

- Quié qui houve cum a Santinha, Chico Litro, qui ela passou por aqui e nem falô com tu?
- Ela tá assim, sem áudio desde o fim de semana passado... Tá só cum vídeo...
(colaboração Lúcio, no balcão da Embaixada)

*****

- Tu já vai, Chico Litro?
- Já, ômi. Por hoje tá bom, e amanhã tenho que acordar pru almoço...
(colaboração Dórian Sampaio Filho, no balcão da Embaixada)

*****

- Chico Litro, vamu amanhã de manhã lá na casa da Maninha?
- Amanhã de manhã já tenho compromisso, Santinha.
- Compromisso?? Hahaha... Só se for com a ressaca, seu fí duma égua!!

*****

- Ei, Chico Litro, qui cachaça diferente é essa qui tu tá bebendo? De onde ela veio?
- Zé Siriguela, eu num quero nem sabê de onde ela veio, eu quero é sabê pra aonde ela vai me levá...

*****

- Chico Litro, o pessoal tão perguntado se tu é coxinha ou mortadela.
- Rapaz, pra mim uma banda de limão ou um píper já resolve...

*****

Amigos de copo e de cruz foram à residência de Chico Litro nesta manhã para saber como estava o amigo.
Chegando lá, encontram-no em estado deplorável. Só de calção, o homem adulava Santinha mendigando por uma dose e um cajá.
Resgatado ainda com vida pelosamigopapudim, ele já bebe sem ajuda de tira gostos. Assim seja.

*****

- Tá fazendo o que aí, Chico Litro?
- Só fazendo hora mermo...
- E tá aqui no bar desde qui hora?
- Desde de manhã...
- Intão tu tá fazendo é "dia" né hora, não, macho véi!

*****

- Chico Litro, amanhã é feriado, tu sabia?
- Rapaz, pra mim num tem moleza, feriado é um dia ingualzim os outro e amanhã vô fazê o qui faço todo dia: BEBER!!

*****

- Bebissonão, Chico Liro Isso faz é mal, ômi
- Nãnnn... E eu sei lá de quem é esse leite, Zé?

*****

- Chico Litro, o Ranulfo chegou onti na bar cum chapelão preto parecia o Durango Kid...
- Rapaz, sei não... Aquele ali tá mais pra Molengo Kid mermo...

*****

- Snif, snif, snif...
- Qui foi, Chico Litro, que churumingo é esse ômi?
- Snif... Eu e a Santinha tava discutino e ela mandou eu se lascar... Snif...
- Mas se lascar de que?
- E eu sei lá, Zé Siriguela, mandou eu se lascá e pronto... Snif...
- Intão pur que tu num se lasca de bebê?
- Rapaz, é mermo! Ei, Toim, baixa um litrão aqui por conta da Santinha!
*****

- Tu viu o Zé dos Anjo? A mulhé dele disse qui ele dexô de bebê já faz três semana... Disse qui ele tá mais disposto, tá até pensano em trabalhá...Tu divia pará de bebê também, Chico Litro.
- Santinha, minha fia, isso é muito bunitu é nusotro...

Colaboração Roberto Paiva, no balcão da Embaixada

*****

NOTA DO AUTOR


Temos postado episódios de Chico Litro, personagem pitoresco e folclórico criado por mim,que aproveitei o apelido de um antigo colega de trabalho (mecânico).
Algumas poucas passagens são diálogos verídicos, ou tidos como tal, sendo a esmagadora maioria pura criação, portanto, qualquer semelhança como fatos reais é mera coincidência.
Vale ressaltar que a cachaça de alambique é hoje um produto nobre, cujo setor conta com pesados investimentos em tecnologia e qualidade, fazendo chegar ao consumidor cachaças bem elaborados, de qualidade superior e reconhecimento internacional.
Obviamente existem os rótulos de baixa qualidade, alguns até sem o devido registro nos órgãos competentes, produtos estes de baixo custo e de consumo mais popular. O comportamento de Chico Litro, de uma forma geral, é reprovável, embora enseje sorrisos discretos.

Altino Farias, em 23/05/2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário