segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Encontro de Arquitetos




Ocorreu sábado último, 24/10, um encontro informal de arquitetos amigos da família na residência do arquiteto e professor José Armando Farias, falecido em 1974.

O evento foi iniciativa dos irmãos Altino e Armando Farias, engenheiro civil e historiador, respectivamente, e cumpriu seu objetivo de apenas proporcionar bons momentos e boas conversas.

Compareceram os arquitetos:
- Artur Novaes, sobrinho de Armando Farias;
- Paulo Regis Assumpção, ex-aluno e amigo íntimo da família;
- Romeu Duarte, arquiteto e porfessor da UFC, amigo de Altino;
- Solange, arquiteta, professora da UFC, esposa de Romeu e amiga de Ana Luíza;
- Luciano Gumarães, também ex-aluno de Armando e casado com Tetê, filha de um grande amigo de Armando, Heitor Albuquerque;
- Ricardo Muratori e Altino se conhecem de longas datas. Além de reconhecidamente excelente arquiteto, Muratori é, também, fino cronista.

Destaque especial para a presença do arquiteto e professor Liberal de Castro, que foi colega e amigo pessoal de Armando Farias. Os dois participaram com os colegas Neudson Braga e Ivan Brito da estruturação do curso de arquitetura na fundação da Escola, que completa agora 50 anos, dentre inúmeros outros projetos.

Da famíla de José Armando estiveram presentes, além de Altino e Armando, a pedagoga e poetisa Concita Farias (viúva de Armando), a bibliotecária Ana Luíza (filha), Mariana Chaves (acadêmica de medicina, filha de Ana Luíza), Gorette Almeida (esposa de Altino), Altino José (engenheiro mecânico, filho de Altino), Ana Maria (arquiteta, filha de Altino) e Daniel Pessoa (engenheiro civil, genro de Altino).

Durante toda a tarde falou-se sobre a Fortaleza de ontem e de hoje, com suas mazelas, qualidades e possibilidades futuras; sobre a fundação da Escola de Arquitetura e sua histórias de bastidores, e sobre o trabalho de José Armando, dentre outros assuntos.

Todos visitaram o memorial com trabalhos, fotografias e objetos pessoais de José Armando, cuidadosamente organizado por seu filho Armando.

Para a família esta foi uma comemoração particular pelos 50 anos da Escola de Arquitetura da UFC. Fica aqui o agradecimento pelas presenças citadas, ao mesmo tempo que coloca o acervo existente disponível para eventuais consultas.

Na foto do grupo, Ana Maria, Luciano Guimarães, Tetê, Armando Farias, Paulo Régis, Romeu Duarte, Concita Farias, Liberal de Castro, Ana Luíza, Artur Novaes, Ricardo Muratori, Daniel Pessoa, Altino José, Gorette Almeida, Mariana Chaves e Altino Farias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário