quinta-feira, 26 de março de 2015

Pensamentos Autônomos


Coisa difícil é pensamento autônomo nos dia de hoje. As pessoas até que têm ideias, boas ou ruins, não importa. O problema é que elas não têm argumentação própria para sustentar seus pontos de vista, e recorrem a intelectuais, ruins ou bons, para justificarem suas posições.

Mas, ora, uma ideia ou opinião nada mais é que isso. Não há certo nem errado. Há, sim, óticas diferentes de avaliação. Se sua opinião coincide com a de alguém famoso, como Chico Buarque ou Niemeyer, ótimo, mas isso não a faz uma verdade absoluta, pois continua sendo apenas o que é: uma opinião.

As redes sociais, e a internet em geral, estão empestadas de “grandes pensadores”, que buscam ancoragem num ou noutro personagem de projeção para dar solidez à suas convicções. Ou simplesmente os repetem, tal qual papagaios ensinados, revelando toda a fragilidade intelectual predominante na atualidade.

Ao expor uma ideia publicamente devemos estar sempre prontos para críticas (que sejam construtivas) e opiniões contrárias, mas que sejam objetivas e próprias do contestador, e não tiradas de algum manual pronto com frases de algum ilustre.

Resumindo, é preciso coragem para tornar público o que se pensa. É não temer tornar-se vidraça, é despir-se, dar a cara a bofete, como ouvi de uma amiga certa vez. E depois continuar tudo outra vez. Essa é minha opinião.


Pedro Altino Farias, em 09/12/2012

ATENÇÃO:

os textos deste blog estão protegidos pela lei nº 9.610 de 19/02/1998. Não copie, reproduza ou publique sem mencionar os devidos créditos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário