terça-feira, 3 de dezembro de 2013

100º FLASHBACKERS

FLASHBACKERS

Se o carro antigo é a música, a amizade é o tom.

DANIEL, BETO, NEANDRO E CÉSAR



Há alguns anos vi uma movimentação estranhamente festiva no estacionamento de um shopping. Era fim de tarde de sábado, e formas, hoje consideradas estranhas, misturavam-se em cores vivas como já não se vê mais. Saí da avenida, entrei no estacionamento e fiquei extasiado: era um encontro de carros antigos, evento raro na Fortaleza de então.


Mais surpreso ainda fiquei semanas depois, quando soube que o encontro se repetiria. No mesmo local, mesmo horário. No dia anunciado, saí com minha esposa no fim da tarde a bordo de nosso Opala De Luxe 78 cupê, mas chegamos tarde demais, o pátio estava lotado. Fiquei furioso por não poder participar e arranquei com velocidade. Depois soube avaliar melhor o que sentira, e frustração era a palavra mais adequada.


Naquela época, mais de oito anos atrás, carro antigo era coisa de ricaço ou maluco. Os primeiros juntavam-se em grupos fechados para curtir seu hobby, enquanto os malucos eram tratados como tal pelos “normais”, digamos assim. Tempos duros para o antigomobilista mediano, tanto pela dificuldade de aquisição de peças, devido a um mercado restrito, quanto pela falta de liquidez e referência de preços em caso de necessidade de venda do xodó.


O encontro de que falo continua ocorrendo todo primeiro sábado de cada mês desde então - sem falhar nenhum - e reúne amantes de carros antigos de todos os tipos: nacionais, importados, originais, hots, réplicas, restaurados, a restaurar, de várias décadas, universalizando pioneiramente a paixão por antigos em nossa cidade. 

O FLASHBACKERS, como foi batizado pelos seus idealizadores, há muito deixou de ser um simples evento para tornar-se um conceito.


Pois bem. Passei a frequentar esses encontros juntamente com meu filho, Altino José, com assiduidade e prazer desde aqueles tempos, tendo feito boas amizades com outros antigomobilistas e frequentadores, conhecido histórias interessantes, passado bons momentos. Isso tudo porque a ideia é unir amizade à paixão por antigos. No FLASHBACKERS, se o carro antigo é a música, a amizade é o tom. Sempre maior!


Por isso o FLASHBACKERS, pioneiríssimo, sobrevive, e sobreviverá. Por isso é diferente: democrático, despretensioso, despojado e, ao mesmo tempo, nobre e elegante. Por isso sobreviveu a momentos incertos, pois sempre havia amigos por perto dando aquela força. Por isso é um sucesso e tornou-se referência no estado, um divisor de águas.  


O próximo encontro, dia 07/12, será o de NÚMERO 100, marca significativa, e eu fico sem palavras para agradecer aos idealizadores e organizadores dessa grande festa pelos bons momentos vividos e ainda a viver. 

Obrigado Neandro Nascimento e César Cirino (fundadores), Heryberto Rocha (coordenador operacional), e Daniel (assistente). Eu, meu filho, Altino José, nosso Opala 78, nossa Puminha 80, nosso Fusca 78, nosso Buggy Taíba 93 e nosso Kadett 96, agradecemos esses 100 encontros com o mesmo entusiasmo e paixão daquele primeiro. Valeu!



Altino Farias, em 12/11/2013

ATENÇÃO:

Os textos deste blog estão protegidos pela lei nº 9.610 de 19/02/1998. Não copie, reproduza ou publique sem mencionar os devidos créditos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário