terça-feira, 9 de julho de 2013

O Ceará em Quinze Dias - 7º Trecho: Juazeiro do Norte a Nova Jaguaribara

Saímos de Juazeiro do Norte rumo a Nova Jaguaribara dia 15/03, uma quinta feira, pela manhã. O plano era pernoitar em Nova Jaguaribara, com visita ao Icó, Orós e Castanhão. E assim foi feito.

Seguimos pela Rodovia Padre Cícero, que passa por Caririaçu e segue direto em direção ao norte. Chegamos a uma bifurcação com opção de passar em Lavras da Mangabeira ou seguir via Cedro. Contas feitas, prós e contras, optamos pelo caminho mais curto, via Cedro.

Bem mais adiante, outra bifurcação nos dava duas opções. Ou esticar até Icó e voltar pelo mesmo percurso para então seguir a Orós, ou virar à esquerda “pulando” a visita a Icó. A dúvida surgiu devido ao velho problema do Kadett: a luz alerta da temperatura que voltara a piscar nervosamente. Paramos o carro num posto, verifiquei água, ventoinha, óleo, etc. Tudo ok. Então, fomos a Icó.

PONTE NA ENTRADA DE ICÓ

Na entrada da cidade há uma imponente ponte com arcos em concreto. Ao chegarmos nos deparamos com uma agradável visão: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte. À frente da igreja, escadaria de tijolos; ao lado, o Cemitério Municipal. Passamos também pelo Mercado Municipal, pelo Teatro da Ribeira dos Icós, e demos um giro pela cidade. Mais detalhes sobre Icó no blog http://altinoafonso.blogspot.com.br .


IGREJA DO MONTE E CEMITÉRIO MUNICIPAL À DIREITA

GORETTE EM FRENTE À ENTRADA DO MERCADO MUNICIPAL
VISTA DA ÁREA INTERNA DO MERCADO 

TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS (FOTO ALTINO AFONSO)

De volta à estrada, rapidamente chegamos ao ponto da bifurcação que leva a Orós. Dobramos à direita e logo passamos ao largo do açude Lima Campos. Mais um pouco e estávamos entrando no município de Orós. Além dar uma rápida passada na cidade, queríamos ir ao famoso açude, onde estive naquela mesma viagem que fiz com meus pais e irmãos até o Cariri nos anos 60.

BARRAGEM DO ORÓS

ACESSO À BARRAGEM
Ao chegarmos, a paisagem era árida. Subimos até a barragem e podemos ver que o nível da água estava bastante baixo. Uma pena. Mas a estátua de Juscelino continua lá, firme e forte. Naquela época, eu com uns seis anos, talvez menos, ela me parecia gigantesca. Hoje, parece que “Juscelino” encolheu vertiginosamente.

NÍVEL BAIXO
GORETTE E O ORÓS: GIGANTE MESMO COM POUCA ÁGUA 

EU E JUSCELINO
Visita feita, carro na estrada, pegamos um estirão até Nova Jaguaribara, apontando na BR116 via Jaguaribe. Chegamos à cidade no início da tarde. Entramos contornando a barragem, apreciando aquela majestosa obra de engenharia. Já na cidade, paramos no primeiro local possível para tomar uma cerveja. Ah, que cerveja! Jamais esquecerei!

BARRAGEM DO CASTANHÃO

A "VALVA" DO CASTANHÃO

Instalamo-nos na Pousada dos Maias e fomos almoçar no Restaurante Mirante, com visão para o açude. Tínhamos uma recomendação do amigo Régis Tavares para comer um estrogonofe de peixe, mas tivemos a informação que a cozinheira que preparava tal prato havia falecido. Contentamo-nos com um belo peixe cozido com pirão e fomos tirar uma soneca.

VISTA DO RESTAURANTE MIRANTE 

POUSADA "OS MAIAS"
À noite demos um giro pela cidade. Ruas amplas, praças idem, fomos a uma pizzaria, a mais recomendada. A casa tem bom movimento, e fomos muito bem atendidos. A massa estava ótima e a cerveja, gelada. Papos sobre as aventuras do dia, a expectativa de chegar a Canoa Quebrada, saudades de casa...

GARÇONETE DA PIZZARIA COM GORETTE E UM BRINDE DO PBV

Depois de uma boa noite de sono do café da manhã, saímos para  ver melhor o Castanhão, dar um giro pela cidade e pegar o rumo da BR-116 novamente, com destino a Canoa. 

Como sabem, a Igreja Matriz é a reprodução da antiga, com muitas peças de acabamento retiradas do prédio original. 

PRAÇA DA MATRIZ
  
ADMIRANDO O CASTANHÃO

ADMIRADO COM O CASTANHÃO

Semana que vem eu conto mais...


Pedro Altino Farias, em 09/07/2013

Um comentário:

  1. Pedro, você continua nos oferecendo oportunidade de conhecer cidades do interior do Ceará com sua habilidade de comentar e fotografar as mesmas.
    Estou esperando a próxima semana.


    ResponderExcluir