quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Brasileiros, a Rede Globo e o “Brado Retumbante”


“Brado Retumbante”, a nova mini-série que está em curso na Rede Globo, tem atraído a atenção dos espectadores e provocado fios de esperança. A trama, de ficção com inserções de fatos reais maquiados, conta sobre um bom deputado que inesperadamente assume Presidência da República. De conflitos em fronteiras a conspirações da oposição e problemas familiares, o homem está conseguindo se sair das situações sem precisar apelar para a maldita “governabilidade”, tão em moda nos últimos anos.

Previsível, o enredo, se não chega a emocionar, agrada pela mensagem patriótica que trás embutida em si. Mas por que a Globo resolveu abordar essa temática? Ai, sim, temos uma boa notícia, pois, como é sabido, a Globo não costuma “dá murro em ponta de faca”. Ela está apenas repercutindo o anseio do povo brasileiro, principalmente da classe média tradicional, sempre sofrida e sacrificada. Sofrida, porque percebe todas as mazelas desse grande país, e pouco ou nada pode fazer; sacrificada, porque enquanto o rico fica mais rico e o pobre está indo além de seu horizonte histórico, ela permanece na corda bamba, ora tentando subir, ora lutando para não cair.

Desorganizada, acomodada e com objetivos múltiplos e difusos, a classe média até pouco tempo atrás não vinha conseguindo ser ouvida, fato que a internet, com seus diversos canais sociais de divulgação, tratou de corrigir, fazendo ecoar toda a insatisfação e indignação dessa boa parcela da população num sutil, porém sonoro, brado retumbante.

Necessário, agora, que este seja apenas o primeiro brado de muitos. E que a classe política e o judiciário tomem a frente de profundas mudanças na administração pública, sob o risco de serem atropelados por valores tão simples, elementares e antigos quanto a ética e a honra.


Pedro Altino Farias, em 23/01/2012
altino.frs@gmail.com

2 comentários:

  1. Pedro
    Muito oportuno esse seu comentário, permita Deus que em breve surja do povo brasileiro o Brado Retumbante,brado de patriotismo por um Brasil de ética,justiça e paz

    ResponderExcluir
  2. Bravo brado!
    Que a brava gente brasileira,
    Saia da ficção para realidade.

    ResponderExcluir