quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ser Menos



Talvez seja mal da idade, mas quero ser cada vez menos. O “menos” é saudável quando bem aproveitado. Acredito que pessoas, querendo ser sempre mais, entram numa roda-viva da qual se tornam escravas, e acabam por não saber se devem parar, como ou quando.

O evento Facebook mostra bem esse efeito. Antes de termos essa amplitude virtual à nossa disposição em tempo real, era difícil expor ideias e pensamentos para todos. Hoje, até mesmo coisas de gosto pessoal e atividades íntimas do dia a dia são publicados na net e ganham o mundo em segundos. Muitos querem mais. Aparecer mais, expor-se mais. Parecer mais inteligentes.

Um cara dito intelectual busca razões para embasar seus pensamentos nos filósofos antigos, ou nos iluministas, ou nos revolucionários que fizeram surgir os tempos modernos, ou mesmo numa música ou simples entrevista do Chico Buarque. Complicado, hein?

Por que não ser menos, então? Por que não ter como suficiente seu próprio pensamento e convicções baseadas em experiências e observações vivenciadas? É realmente preciso ter o “aval” de um grande pensador para consolidar sua ideia? Então melhor parar de pensar e ficar somente com que os “grandes” já pensaram e fim.

“Ah, mas o problema é que os outros não aceitam essa simplicidade. Por isso é que se precisa recorrer a alguém ‘maior’, seja lá quem for, para dar legitimidade ao que se diz.”, poderiam me explicar.

O fato é que hoje em dia é difícil alguém falar por si. A recorrência a um pensador anterior famoso faz-se quase que necessário para que alguém exprima o que sente ou pensa com segurança. Então, insisto, que não se pense mais, ora bolas!

Ser menos não é ser menor. Ser menos é uma boa ideia! Meu objetivo atual é esse: ser cada vez menos. Por paradoxal que possa parecer, o “pouco” abre nossa mente para o saber, simplifica a vida e multiplica os prazeres que dela podemos extrair. Simplesmente.

Pedro Altino Farias , em 26/11/2012

Um comentário:

  1. Pedro,
    Concordo com -ser menos, no sentido de expressar nossa opinião, nosso pensamento sem recorrer aos "grandes".
    Quando fiz meu curso de pedagogia há muito tempo,um dia perguntei a um dos meus professores, quando eu vou poder dizer o que penso sobre educação? Pois até então só me era permitido falar sobre as opiniões dos "grandes".

    ResponderExcluir