terça-feira, 14 de maio de 2013

O Ceará em Quinze Dias - O Projeto




Em 2013 não abandonamos os grandes projetos de férias, porém, desta vez elegemos nosso Ceará como roteiro ao invés de irmos desbravar terras distantes. 


Partimos dia 03/03/13, retornando dia 18/03/13. O objetivo traçado foi percorrer o estado em seu perímetro, saindo de Fortaleza rumo ao litoral norte, subir a Serra da Ibiapaba, descer pelos Inhamuns, explorar o Cariri, visitar os açudes Orós e Castanhão, curtir o sol e o alto astral de Canoa Quebrada e retornar ao ponto de partida.

Em termos logísticos a viagem foi dividida em nove trechos, sempre levando em consideração distâncias e tempo para um city tour em algumas cidades. Dessa forma tivemos:

1º trecho: 02 dias.
Fortaleza - Camocim, com passagens em Itapipoca, Itarema, Acaraú Cruz e Granja.

2º trecho: 02 dias.
Camocim - Viçosa.

3º trecho: 01 dia.
Viçosa - Ipu, com passagens Tianguá, Ubajara, Inhuçu, São Benedito, e Guaraciaba do Norte.

4º trecho: 01 dia.
Ipu - Tauá, com passagem em Ipueiras.

5º trecho: 01 dia.
Tauá - Cariri (base em Juazeiro do Norte), com passagem em Assaré, Nova Olinda e Santana do Cariri.

6º trecho: 04 dias.
Passeios em Juazeiro do Norte, Caririaçu, Crato (incluindo Granjeiro e Lameiro), Barbalha e Caldas.

7º trecho: 01 dia.
Cariri - Nova Jaguaribara, com visitas a Icó, Lima Campos, Orós (cidade e açude) e açude do Castanhão.

8º trecho: 02 dias.
Nova Jaguaribara - Canoa Quebrada (Aracati), com passagem em Jaguaruana.

9º trecho: 01 dia
Canoa Quebrada - Fortaleza, com visita a Aracati.

A programação prevista foi 100% cumprida, sendo percorridos exatos 2.456 quilômetros a bordo do meu Kadett GL 1.8 1996. 

Na fase de planejamento consultei alguns amigos com o intuito de otimizar cada segundo. Assim, Régis Tavares forneceu um mapa atualizado das estradas do Ceará; e Messias “Rivelino”, Romeu Duarte, Robledo Duarte, Renato Bellaguarda, Júlio Augusto, Antônio Júnior e Eisenhower Braga foram alguns dos que fizeram sugestões e deram dicas de passeios, pousadas. Nossos agradecimentos a todos.

Depois montamos planilha de estimativa de gastos, distâncias entre cidades, tempo de permanência em cada lugar, locais a visitar, e tudo mais que pudéssemos prever.

Em Camocim, Viçosa do Ceará, Juazeiro do Norte e Canoa Quebrada fizemos reservas de hotéis e pousadas para prevenir surpresas e evitar a perda de tempo na escolha de locais para pernoite. Nas demais cidades escolhemos nossas acomodações ao chegarmos, mas não houve problemas.

Ao fim dos quinze dias, apesar de alguns problemas com o carro, cumprimos 100% de nosso roteiro, ainda nos dando ao direito de visitar Jaguaruana para comprar redes, e ficar um dia a mais do que o inicialmente previsto em Canoa. Os gastos efetivos também foram compatíveis com os planejados. Enfim, nesses quinze dias tomamos um verdadeiro banho de Ceará, cearenses e coisas da terrinha. Bem que estávamos precisando.

ANOTEM: 91.745 KM NA SAÍDA

GORETTE PÕE A ÚLTIMA MALA NO KADETT

IDENTIFICAÇÃO NA TRASEIRA: "FÉRIAS 2013: CURTINDO O CEARÁ"

JÚLIO AUGUSTO (D) E ERMÍNIO (E)  PRESTIGIANDO A SAÍDA A PARTIR DO FLÓRIDA BAR 

Postarei aqui a viagem por etapas, procurando fazer uma boa narrativa de cada trecho com o formato de um diário de bordo. Apertem os cintos que o Kadett está quase pronto para pegar a estrada. Espero que também apreciem a viagem e as paisagens do nosso Ceará. 


Pedro Altino Farias, em 14/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário