terça-feira, 21 de maio de 2013

O Ceará em Quinze Dias - 1º Trecho: Fortaleza - Camocim


Saímos de Fortaleza dia 03/0313 às 8:40 da manhã com destino o objetivo de pernoitar em  Camocim, fazendo o seguinte percurso: Umirim, Amontada, Itapicoca, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca e Granja.

Em Timbaúba, distrito próximo a Tururu, uma imagem inusitada: uma bela pracinha com local para a TV comunitária, mas... Cadê a TV? Perguntamos ao povo do lugar que, com um riso sem graça, deu de ombros. Coisas do Brasil.

BONITA PRACINHA, MAS... CADÊ A TV? 

Em seguida, numa rápida passada por Itapipoca registramos o Mercado Municipal e Igreja Matriz.


               
               MERCADO DE ITAPIPOCA
IGREJA MATRIZ

De volta à estrada, antes da entrada para Itarema paramos no Ponto da Paçoca, em Nascente, para uma merenda. Ótima paçoca, bolo mole, e tal. Uma bucólica igrejinha bem ao lado convidou-nos a uma rápida oração de agradecimento.   

GORETTE NO PONTO DA PAÇOCA

IGREJA DE NSA. SENHORA DA CONCEIÇÃO

Chegando a Itarema seguimos à leste rumo a Amofala e Torrões, distritos do município. Em Almofala uma parada obrigatória defronte à igreja que permaneceu soterrada pelas areias das dunas por anos a fio.

IGREJA DE ALMOFALA QUE ESTEVE SOTERRADA POR ANOS

Em Torrões, na foz do Aracatimirim, tem belas paisagens a se admirar.

LINDA PAISAGEM DE TORRÕES

Na volta, já quase sem esperanças de encontrar um bom local para comer, almoçamos num ótimo restaurante em Itarema.

ÓTIMO RESTAURANTE EM ITAREMA: UM ACHADO!!

Próxima escala, Acaraú. Ao chegarmos demos uma entrada na cidade para espirar seus ares.  Antigo distrito de Sobral, Acaraú, que na linguagem indígena quer dizer Rio das Garças, ascendeu á categoria de município contanto com o empenho do então jovem acarauense Padre Antônio Tomás.

Aliás, merece destaque o fato de termos visto uma placa indicando “Casa de Padre Antônio Tomás” no entorno de uma praça. Procuramos, rodamos e nada!  Mais uma volta e, para nosso espanto, a casa de Antônio Tomás era a menor e mais humilde dentre todas ali.

CASA DE PADRE ANTÔNIO TOMÁS

Na sequencia, passagens rápidas por Jijoca e Cruz, pois estava começando a ficar tarde e queríamos passar mais na clama em Granja.
  
Em Granja estivemos na ponte metálica sobre o Rio Coreaú mandada construir quando da visita de Princesa Isabel e seu marido, o Cond’Eu, à cidade, em 1889. Granja tem muitos filhos ilustres como Pessoa Anta, Azevedo Bolão, Padre Mororó e Olavo Oliveira, dentre outros.

PONTE METÁLICA SECULAR EM GRANJA

A cidade conserva certo casario e prédios públicos antigos, conferindo um ar de nostalgia às suas ruas e praças. Pena que alguns mal conservados.

ANTIGA CADEIA PÚBLICA: ABANDONO 

ANTIGA CADEIA PÚBLICA

BIBLIOTECA

Chegamos a Camocim ao fim da tarde, hospedando-nos no hotel Ilha do Amor, bem defronte à Beira Rio. Depois de nos instalarmos fomos dar um giro na cidade e avenida que fica à beira do rio, com seus píeres e barcos. À noite, cerveja e boa comida, desfrutando dessa paisagem.

BEIRA RIO BADALADÍSSIMA!!

No dia seguinte havíamos programado ir à Ilha do Amor, do outro lado do rio, e depois a Maceió, praia 18km ao norte de Camocim, mas, como era segunda feira, fomos advertidos que na ilha nada estava funcionando. De fato um olhar mais atento nada via que se mexesse do lado de lá.

ILHA DO AMOR SEM VIV'ALMA NA SEGUNDA
Abortamos o passeio na ilha e fomos direto a Maceió. A estrada é circundada de belas paisagens. Passamos por Lago Seco e Praia do Farol até chegarmos ao nosso destino. A famosa segunda feira também fechou as barracas de lá. Quase todas, pois fomos salvos pelo gongo encontrando alma caridosa que nos servisse boas e geladas cervejas.

A CAMINHO DE MACEIÓ, LAGO SECO

EFEITO COLATERAL DA "LEI SECA"

SALVOS PELO GONGO!
O maior problema foi a ar condicionado que deixou de funcionar. De volta, ainda procurei auxílio, mas não conseguiram vedar um vazamento de gás no sistema do ar e, a fim de não perder tempo, resolvi deixar como estava. Daí para frente sentimos na pele o “calor humano” do Ceará. Ou melhor, o calor no humano!

NA OFICINA ELETRIAR TENTADO ARRUMAR O AR DO KADETT
Na à noite, mais uma cervejinha à beira do rio, curtindo uma brisa suave e gostosa.



A estadia foi boa, e antes de partir ainda fizemos um tour pela cidade, indo ao Mercado Municipal em cuja praça há uma homenagem ao filho ilustre, Pinto Martins.

PREFEITURA: ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
RUÍNAS DO SPORTE CLUB

HOMENAGEM A PINTO MARTINS

MERCADO MUNICIPAL

E na hora da saída para Viçosa o Kadett apresentou um vazamento de combustível ao ter seu tanque cheio. uma chegadinha à uma oficina, e o problema foi rapidamente solucionado (era a mangueira do suspiro ressecada).

Semana que vem, dois dias em Viçosa.


Pedro altino Farias, em 21/05/2013 




3 comentários:

  1. EXCELENTE. PARABÉNS! CÁSSIO BORGES

    ResponderExcluir
  2. Altino: Parabéns pela realização do belo projeto. É bom rever as coisas boas de nosso, tantas vezes desprezadas ou simplesmente ignoradas. Gostei. E me lembrei de meu pai, que, Secretário da Agricultura, me levava em suas frequentes viagens para conhecer bem o nosso Estado, seu povo simples, trabalhador e rico em muita fé, no Interior, principalmente. Abrs. do Carlos Roberto Martins Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Altino,
    >
    > Achei super bacana essa viagem de vocês. Enquanto muitas pessoas fazem
    > questão de mostrar as belezas e atrações de outros estados e paises, você
    > mostrou que ama de verdade a sua terra, e fez isso com essa exposição e
    > narração tão detalhada de tudo que viu e viveu nesses quinze dias de
    > férias.

    Bjão, Julita

    ResponderExcluir