terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Meu nome


Pedro Altino Farias é meu nome completo. O “Pedro” veio do avô materno de minha mãe. “Altino”, herdei do pai dela. Quando garoto, em casa e na escola sempre fui “Pedro”. No entanto, ao mudar de colégio aos treze anos, os novos colegas elegeram o “Altino” como nome de guerra. Por consequência cresci assim, dividido entre o “Pedro” e o “Altino”, contando ainda com eventuais e raros “Pedro Altino”.


Com meus ciclos de amizade se multiplicando a partir da adolescência, o “Altino” prevaleceu sobre o “Pedro” até nossos dias, fazendo, inclusive, que eu sempre assine como “Altino Farias”. Mas tenho sentido falta do “Pedro” ultimamente...





Na empresa troquei meu crachá recentemente. Excluí o “Farias” e adicionei o esquecido “Pedro”. Foi um começo. Em pouco tempo, pessoas que não conheço começaram a me chamar pelo primeiro nome. Achei estranho no início, mas estou me acostumando. “Pedro”, além da referência bíblica, é sonoro, curto e simples, assim como o pescador que celebrizou o nome. Altino é mais clássico, solene, mas também soa bem.


Então, o “Pedro” está oficialmente reabilitado, e agora passo a assinar Pedro Altino Farias, embora todos tenham a liberdade de continuarem a me tratar da forma que preferirem. Abraço a todos... Tanto do Pedro, quanto do Altino.



Pedro Altino Farias
altino.frs@gmail.com


Um comentário:

  1. Gostei da retomada do Pedro, afinal para nós de casa sempre valeu o Pedro, como você disse, o Altino é mais clássico.

    Também tenho essas nuences, entre Ana, Ana Luiza, só Luiza e até Aninha, depende da leitura e do contexto .

    Para mim você sempre será o Pedrinho ou o Pedrão, dependendo da situação, pois o Pedro Gema de outrora, não volta mais não.

    bjs.

    ResponderExcluir