domingo, 11 de setembro de 2011

Passei uns tempos sem falar em política nem atualidades. Nesse período preenchi o espaço deste blog apenas com crônicas despretensiosas de minha lavra, mas, como o mundo continua girando e os fatos se sucedem, senti aquele impulso de voltar a tecer comentários pessoais sobre nosso momento, e fazer valer o título do blog: Opinião em Perspectiva. Portanto, de ora em diante crônicas se alternarão com artigos de opinião, tornando o “Opinião” mais interativo e dinâmico. Acesse, leia, comente.





Sombras



Dilma foi eleita em pleito democrático, porém, conforme já havia comentado aqui mesmo, embora a votação em si tenha transcorrido em clima de normalidade, toda sua campanha eleitoral foi viciada e recheada de irregularidades. A maioria cometida pelo ex-presidente Lula, que usou e abusou da máquina federal para fazer de Dilma uma candidata viável. Ou seja, a campanha foi totalmente desigual, anti-democrática.

Eleita e empossada, ela iniciou seu mandato com ministros herdados diretamente do governo Lula, outros indicados por ele, mais alguns pela “base aliada”, e uns poucos por ela mesma. E começou a governar, dando sinais de ter vida própria.


Iniciou revendo o orçamento, orientado ações de ministros, lançando programas pomposos. Rechaçou a tentativa de controle da imprensa e reposicionou o Brasil no cenário mundial em termos de política internacional. Palmas!



Neste meio tempo, a imprensa, na sua incansável busca por casos e fatos, seguiu indícios de irregularidades no Ministério dos Transportes. Coisa antiga. O que veio à tona derrubou o ministro e mais outros tantos. Depois foi a vez da Agricultura. Jobim, da Defesa, saiu do governo falando mal dos colegas, mas pelo menos não se viu roubo em sua pasta. Também pudera. A caserna está com os soldos defasados e as Forças Armadas mais desarmadas que nunca. Roubar o que? A bengala de um cego?





Na seqüência tivemos o escândalo no Turismo. Parece brincadeira, mas tudo isso se deu em nada mais, nada menos que sete, oito meses de governo, que por sinal, ainda não conseguiu engatar a primeira marcha e dar uma boa arrancada.

Mais recentemente revelou-se através da imprensa (sempre ela), que o cassado José Dirceu comanda pessoalmente muitos dos colaboradores diretos de Dilma. Atentemos bem para a gravidade da situação. Pelo que se viu, Dirceu, que está com os direitos políticos cassados pelo que já aprontou, articula com ministros, presidentes de estatais, líderes parlamentares, todos homens investidos numa função pública, quer por voto direto, quer por nomeação do executivo. Homens que deveriam defender os interesses da sociedade estão conspirando contra o Brasil, procurando de todos as formas garantir vantagens para si próprios, encobertos pelas sombras sob as quais Dirceu se locomove tão bem.




Que acendam as luzes, os refletores. Que o Brasil todo se ilumine. Que consiga sair dessa imensa e eterna sombra, e se deixe brilhar como uma Nação justa social, política e criminalmente falando. Aos Corruptos, punição exemplar! E, uma vez vencidos, devemos cuidar para que jamais sejam nocivos ao País novamente.





Altino Farias
altino.frs@gmail.com

5 comentários:

  1. Pedro,

    Dentre outras coisas são as pendências e dependências da independência. Rabos presos, jeitinho brasileiro, um prá tu, um prá eu, um prá eu..., etc.

    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    Gostei de você voltar a falar sobre política,o nosso momento histórico pede esse chamado a consciêcia cívica,os brasileiros precisam acordar,lutar por um Brasil digno das suas tradições.Concita

    ResponderExcluir
  3. Olá Altino,

    Parabens pela crônica. Forma e substância merecem os nossos aplausos.

    Até Breve,

    Rui Martinho

    ResponderExcluir
  4. Perfeita a sua opinião. Só não vejo como mudar o rumo deste país com um Parlamento corrompido, viciado em mordomias , por onde têm que passar todas as reformas: a política, tributária, da previdência etc... O que não for do interesse deles não passa. E aí o que podemos fazer? Escolher melhor em quem votar/ Não foi isso o que fizemos(?) em 2002? Veja no que deu!!!!!!

    Natércia Benevides

    ResponderExcluir
  5. Amiga Natércia,

    Concordo com vc. O que não é de interesse (pessoal e patrimonial) deles, polítcos, nem entra na pauta. Um remédio eficiente para essas mazelas seria o voto distrital, do qual se fala há anos e foi assunto de recente reportagem na Veja, mas eles fogem desse assunto como o diabo foge da cruz.

    As redes sociais são uim ótimo canal de comunicação da sociedade. Livre, barata e de grande alcance, é a melhor arma que dispomos no momento, portanto, mãos às "armas"!!

    Altino

    ResponderExcluir