Outro dia fui dar
entrada num documento no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, cuja sede fica no centro de
Fortaleza. Parei o carro na Rua Castro e Silva, quase defronte ao prédio. O
atendimento não demorou mais que três minutos, o que me deu cerca de uma hora sem
nada a fazer. Então... Resolvi perambular, admirando nossa cidade.
ANTIGO SAN PEDRO HOTEL |
Era meio dia, e comecei meu trajeto apreciando o próprio edifício do CREA, anterior e originalmente, San Pedro Hotel. Um luxo à época, com apartamentos com vista para nosso verde mar. Depois percorri a Rua Gal. Bezerril. Bucólica, ela conserva paisagens de outros tempos. Bares, lojas de ferragens, de chapéus, redes, artigos de couro e aviamentos se misturam numa miscelânea de cores e formas.
TRAVESSA CRATO |
PRAÇA DOS LEÕES: TROCA-TROCA DE LIVROS |
Continuando no mesmo sentido, desci à esquerda continuando minha caminhada pela Rua do Rosário. Dei uma rápida olhada no interior da igreja do mesmo nome e no Palácio da Luz (Rua Rosário Nº1), onde funciona a Academia Cearense de Letras. Fundada em 1894, nossa academia precedeu à própria Academia Brasileira de Letras - ABL. Quantos sabem disso?
ENTRADA DO PALÁCIO DA LUZ |
Continuando pela Rosário, passei em frente ao prédio do antigo Flórida Bar (Rua do Rosário, 38), onde hoje funciona uma loja de consórcios da Caixa... Saudades!!
PRÉDIO ONDE FUNCIONOU O FLÓRIDA BAR |
MÁQUINA DE ESCREVER, CALCULAR E TELEX: QUEM VAI QUERER? |
COM APENAS TRÊS METROS DE FRENTE, MAS MUITO SORTIDA |
Mais um pouco à frente, na esquina com a praça dos voluntários, dobrei à esquerda na Perboyre Silva observando suas lojas. Desci até a Sena Madureira, entrei na Melvin Jones (nunca mais havia andado por ali) com suas lojas de rações e equipamentos antigos. Cheguei até o Bar e Restaurante Ipueiras, onde bebi água gelada e bem vinda.
RUA MELVIN JONES - BAR E RESTAURANTE IPUEIRAS |
AQUI HÁ VIDA! |
Fiz o percurso de volta à Praça dos Voluntários, agora a admirando. Surpreendeu-me seu florido jardim, coisa difícil de encontrar em Fortaleza.
PRAÇA DOS VOLUNTÁRIOS: CANTEIROS FLORIDOS |
Continuei pela tortuosa Perboyre Silva, passando pelo edifício sede da gloriosa Associação Cearense de Imprensa - ACI, na esquina com Floriano Peixoto, erguido com muita luta pelo mesmo Perboyre que empresta o nome ao logradouro.
PRÉDIO SEDE DA ACI: LEGADO DE PERBOYRE |
Obviamente fui merendar
pastel de carne (a azeitona do pastel tem caroço) com caldo de cana na
tradicional Leão do sul.
Ao sair da mercearia, a
Praça do Ferreira, saudosista e contemporânea ao mesmo tempo, estava aos meus
pés com sua coluna da hora e seus jardins. À minha esquerda, a Farmácia Oswaldo
Cruz, com sua fachada, mobiliário e muitas lembranças doutros tempos. E pensar que ameaçaram fechá-la há pouco tempo... Vizinho, a tradicional MILANO, loja de roupas masculinas.
EDIFÍCIOS LOBRÁS E CINE SÃO LUIZ |
Ainda à esquerda, o Edifício Lobrás, também projeto de meu pai. Na sequencia, o Edifício do Cine São Luiz e o do Excelsior Hotel.
EXCELSIOR HOTEL |
No fundo, por trás da onipresente Coluna da Hora, avistei o edifício do Hotel Savanah, onde homens de negócios se hospedavam com requinte, e o prédio da Sul América. À direita, a Caixa Econômica.
SAVANAH E SUL AMÉRICA: MAIS DOIS EDIFÍCIOS REVERENCIAM A PRAÇA DO FERREIRA |
A TRADICIONAL CAIXA |
Continuando pela Floriano Peixoto, passei pelo Museu do Ceará e o Palácio do Comércio, que passou por recente restauro completo.
MUSEU DO CEARÁ |
Entrei no hall do edifício onde funcionou a Livraria Arlindo, da qual ainda conserva os antigos armários e prateleiras de madeira. A porta de acesso às escadas é do tipo pantográfica, e há um vazio no centro do hall até o último andar, com corredores ao seu redor. Além de tudo isso, um cheiro de nostalgia no ar.
HALL DE ENTRADA ONDE FUNCIONOU A LIVRARIA ARLINDO |
FACHADA DO PALÁCIO DO COMÉRCIO |
Saindo, ainda passei pelo prédio dos Correios, já olhando os ponteiros do relógio, que pareciam avançar mais rapidamente que minutos atrás. Fim de percurso, fim de passeio.
PRÉDIO DOS CORREIOS |
Depois que apanhei o
carro num tenebroso edifício-garagem, passei em frente à Sé, ao Paço do Bispo,
à Fortaleza da 10ª Região Militar, ao Passeio Público, Santa Casa, Emcetur e
Estação Ferroviária, mas esse vai ser outro passeio...
... E tudo isso por apenas R$ 10,70 e uma hora de meu tempo vadio, com direito a estacionamento, caldo de cana e pastel.
Pedro Altino Farias, em 24/01/2013
ATENÇÃO:
Os
textos deste blog estão protegidos pela lei nº 9.610 de 19/02/1998. Não copie,
reproduza ou publique sem mencionar os devidos créditos.
Intervalo de atividades profissionais muito bem elaborado, mostrando belezas e antiguidades da nossa cidade.Entre outras loja de máquina de escever e lá está a verdnha,saudades, saudades...
ResponderExcluirPedrinho,
ResponderExcluirQuantas vezes, enquanto adolescentes, fomos incumbidos de ir ao velho centro para cumprir tarefas da nossa mãe! Certamente, naquela época, apenas o caldo de cana com pastel valia a pena, as belezas e peculiaridades da nossa cidade nos passavam despercebidas.
Muito bom. Um excelente roteiro pra uma aula de história.
ResponderExcluir