domingo, 10 de julho de 2011

Liberal Demais



Com o senho franzido, um amigo confidenciava a outro o comportamento rebelde e excessivamente liberal de suas duas filhas adolescentes. Ele aproveitava que a turma ainda não havia chegado para o encontro habitual no bar para expor suas preocupações ao parceiro de mesa.

Segundo o confidente, conservador por natureza, suas filhas abusavam da boa vontade dele. Saíam sem dar satisfações, frequentemente dormiam na casa de amigas, relegavam os estudos a terceiro plano, e, cúmulo da heresia, insistiam em namorar no quarto... Com a porta encostada.

O amigo ouvinte, liberal por convicção (beirando o anarquismo), em tudo tentava minimizar as preocupações externadas pelo confidente. Dizia que também tinha duas filhas e que nada disso o preocupava. A cada posição liberal assumida, o outro esperneava, demonstrando grande indignação.

Várias situações preocupantes foram expostas, todas combatidas sob o argumento da liberalidade e confiança. Então, chegaram ao clímax da discussão: o direito das filhas namorarem no quarto. O liberal disse: “Lá em casa não tem isso, não. O namoradinho de qualquer uma das duas pode vir a qualquer hora e entrar direto para o quarto delas, com direito a fechar a porta. Confio nas minhas filhas”. Ouvindo isso, o outro quase endoida de vez.

Depois de meia hora de acirradas argumentações de lado a lado, e algumas doses, o conservador, já angustiado e exasperado diante de tanta moleza, perguntou: “E qual é a idade de suas filhas?”, ao que o líbero-anarquista respondeu: “Uma tem cinco e a outra, três...”.


Altino Farias
altino.frs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário