domingo, 3 de julho de 2011

Ciclos



Vivemos em ciclos, e de ciclo em ciclo vamos completando nosso aprendizado de vida, tanto no campo material, quanto no espiritual. Infância, adolescência, estudos, dificuldades, relacionamentos, casamento(s), filhos... Nesta fase de formação e amadurecimento, quando fechamos um ciclo abrem-se muitos outros, numa progressão geométrica, e a vida da gente vai aos poucos se tornando mais e mais complexa, cheia de alternativas, responsabilidades, e compensações também.

Depois, na época do nosso ocaso, mais ciclos são fechados que abertos. Amigos que se vão para sempre, entes queridos idem, aposentadoria, limitações físicas. Nosso espírito luta, mas o corpo não obedece, e, aos poucos, vamos nos resumindo, fechando ciclos, e fechando, e fechando, sem mais abrir novos.

Em Janeiro de 2010 fechei um importante ciclo em minha vida com a formatura da Ana Maria, minha filha Aninha, em Arquitetura e Urbanismo. Primeiro a cerimônia de colação de grau, depois a missa de Ação de Graças e, por fim, a festa dos concludentes. Em cada uma dessas ocasiões, muita emoção e um filminho passando em minha cabeça o tempo todo: a morte prematura de meu pai, também arquiteto; meu casamento ainda muito jovem; a formação da família; a luta diária para proporcionar uma boa educação aos filhos; seus primeiros namoricos; o momento em que eles decidiram suas carreiras... Um longo caminho. Muitos ciclos fechados e outros tantos se abrindo. Continuamente.

No início de março do mesmo ano, o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Ceará prestou homenagem a todos os ex-presidentes da entidade. Ficamos todos muito sensibilizados, pois como meu pai, Armando Farias, foi um dos fundadores do Instituto, recebeu uma atenção especial por parte dos arquitetos presentes à solenidade.



Ver minha filha representando o avô ao receber a justa homenagem, foi como se um ciclo, repentinamente deixado aberto por ele, se fechasse, e o tempo, parado desde 1974, ano de sua morte, começasse a contar novamente.

Agora temos o caçula, Altino José, nosso Tininho, concluindo seu curso de Engenharia Mecânica em breve. Tininho, cheio de idéias e sonhos assim como eu, já vive em meio a mil ciclos abertos, e outros mil se abrirão à sua frente de uma só vez quando concluir o curso... E mais um se fechará para mim, agora com um gosto de missão cumprida e vitória na educação dos filhos, única herança a deixar.

Antevejo viver as mesmas emoções quando da formatura de Aninha, o mesmo filme passando na mente. Às vezes rápido, às vezes lentamente. Dificuldades, incertezas, lutas, alegrias, união, conquistas.

Aos dois, desejamos sucesso em suas vidas adultas e profissionais. Que muitos ciclos se abram, e que eles saibam aproveitar o que cada abertura dessa pode trazer de bom, de sábio. Ficaremos na primeira fila da arquibancada torcendo. Sempre.

Quanto a nós, em plena maturidade, ainda passaremos algum tempo abrindo mais ciclos que fechando. Uns se sobrepondo uns aos outros num movimento frenético, pois assim é a vida... Até que tudo comece a seguir em câmara lenta e último deles se feche para sempre.





Altino Farias




Um comentário:

  1. Pedro,
    Ciclos que se fecham ciclos que se abrem...Como você soube colocar com clareza e sentimento os ciclos da sua vida,desejo que a sequência continue sempre com resultados positivos,alegre e muito amor.
    Concita

    ResponderExcluir