quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bomba Relógio



Os riscos e irregularidades que podem culminar em tragédias como a de Santa Maria ocorrem todo dia, a todo momento, em todos os lugares. Nós mesmos facilitamos, transgredimos normas, desdenhamos orientações. Depois, "Oh!, que tragédia!!", lamentamos.

Deixando as obrigações não cumpridas do estado de lado (e são muitas), voltemos nossos olhares críticos a nós mesmos. Adoramos comprar um Iphone no preço (contrabandeado) e DVD’s piratas. Contratamos pedreiros para serviços que exigem a expertise de engenheiros. Aconselhamo-nos com balconistas de farmácias ao invés de procurarmos médicos. A lista é imensa...

Como resultado, mantemos ativas quadrilhas de contraventores, edifícios desmoronam, doentes gastam e não resolvem seus problemas... E até pioram, voluntariamente, seu estado de saúde.

Incêndios. A grande maioria ocorre de surpresa, mas não sem aviso prévio. Há várias causas, a maioria  previsível, evitável. Dentre todas, o curto circuito nas instalações elétricas prediais aliado ao contato com materiais inflamáveis, que propaga o fogo rapidamente, é a mais corriqueira. O curto circuito pode ocorrer pela simples fadiga do material, ou por circuitos sobrecarregados e materiais subdimensionados, e pergunto: cadê a figura do engenheiro eletricista?? Ah, não precisou, o “Seu Zé Bundasuja” disse que dava conta. Puxou um fio daqui, emendou noutro acolá e pronto. Foi embora e deixou uma bomba relógio silenciosa pronta para matar a qualquer momento.

Faço esse comentário ignorando a causa da tragédia de Santa Maria, que, parece, ocorreu por uma irresponsabilidade gritante dos integrantes da banda, tendo como co-autores os donos da boate, que receberam um número muito, muito superior de frequentadores ao que a casa comportava.

Faço esse comentário para chamar a atenção para a questão da RESPONSABILIDADE CIVIL de empresas, profissionais e cidadãos em geral, que muitos parecem menosprezar. O certo não é caro, o errado é que é um pouco "mais barato". Então, se vai a algum lugar, se vai contratar alguém, certifique-se ser um lugar seguro, certifique-se que contratará alguém competente, senão... Pode haver muito choro no final da história.


Pedro Altino Farias, em 30/01/2013

Um comentário:

  1. É isso! Armamos as bombas e depois ficamos desarmados e alarmados quando ela explode. Muito triste o sinistro, muito triste essa situação.

    ResponderExcluir