domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tô Voltando


Depois de longo período de tempo, o viajante, enfim, retorna à sua cidade, à sua casa. O comandante da aeronave em que ele viaja avisa pelo alto falante que iniciará o procedimento de pouso. A ansiedade, que já era grande, aumenta.


Feito a anúncio, a chegada em si ainda demora. O avião começa a perder altitude e velocidade gradualmente, aproximando-se do destino. Uma curva aberta para a esquerda, pouco depois uma bastante fechada à direita. Prédios, antes pequenos pontos visuais, começam a ganhar formas definidas. Depois é a vez dos automóveis. A chegada continua.


Na aproximação final ele vê pela janela construções, carros e homens desfilando quase ao seu lado. Flaps acionados, um vento cruzado exige uma pequena e rápida correção no curso. O comandante empina o nariz do avião, e ele aguarda o toque do trem de pouso na pista. Está quase lá.


A aeronave taxia na pista completando a aterrisagem e dirige-se ao ponto de desembarque. Tudo pronto, abrem-se as portas e, enfim, ele chega. Mas as lembranças dos dias passados longe começam imediatamente a enfeitar seu pensamento. Momentos, imagens, pessoas. Serão lembranças para nunca mais esquecer. Vivemos disso. Sendo o futuro incerto, somos o que somos pelo que já vivemos.


Estou na mesma posição do passageiro retornando de viagem. Depois de mais de seis meses de reforma em meu apartamento, estou voltando... Aos poucos. Os serviços vão se encerrando em sequencia. O todo vai tomando forma. Chegando, já se vê aquela paisagem conhecida... Porém renovada. Todos da família estão ansiosos para voltar. Falta pouco, mas o pouco é muito. A expectativa é enorme.


Quando chegarmos, as lembranças da temporada em que fomos acolhidos na casa de Dona Concita, minha mãe, estarão presentes no pensamento de todos. Uma ótima e agradável acolhida. Pena que a correria do trabalho não tenha permitido desfrutar melhor esses momentos (Ah, vida!). Depois que a porta do apartamento for aberta, tal qual a da aeronave, poderei dizer: cheguei! E cheguei melhor do que fui, mais maduro, mais sereno, mais filho, mais pai, mais companheiro.


Moradia renovada, almas renovadas, vidas renovadas. Virá, então, um novo começo. A expectativa continua!



Pedro Altino Farias, em 18/01/2012





Os textos deste blog estão protegidos pela lei nº 9.610 de 19/02/1998. Não copie, reproduza ou publique sem mencionar os devidos créditos.

3 comentários:

  1. Pedrinho,

    Que esses ares renovados da tridimensão parede, piso e teto ressoem muito além disso, no fundo da alma, como você mesmo expressou nessa volta por cima.

    ResponderExcluir
  2. Boa aterrisada cumpade Altino...sempre bom voltar pra casa É!!

    Abraço..


    Atenciosamente,


    Renato Bellaguarda

    ResponderExcluir
  3. Considero a minha casa uma grande árvore acolhedora,com muitos galhos onde passarinhos fazem seus ninhos...A ávore fica com saudades quando os passarinhos partem,mas,feliz por contemplar tão grande realização !!!
    FELICIDADES.

    ResponderExcluir