domingo, 29 de janeiro de 2012

Big Brother Brasil em Perspectiva


Nós, os freqüentadores legítimos dos bares da vida, somos preservadores da cultura, da ética e da causa humanitária. Nossas mesas são constantes fóruns de discussão, onde opiniões divergentes convergem na intenção do melhor para nossa sociedade.

Essa troca de pontos de vista se estendeu à internet, ambiente virtual no qual muitas vezes os debates iniciados nas mesas e balcões são continuados e evoluem com uma intensa troca de e-mails entre amigos.

Esta semana recebi e-mails repudiando o BBB, e resolvi entrar na conversa. Uma mensagem dava conta de que a CNBB divulgou nota condenando o baixo nível do programa. Soube também que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, por sua vez, disse haver várias ações contra a Globo em relação a veiculação de práticas de violações de direitos humanos, tais como tratamento desumano ou degradante, preconceito, racismo e homofobia.

Na melhor das hipóteses o BBB deveria ser exibido na alta madrugada, no entanto esse horário é reservado a bons programas como o do Serginho Groisman e ótimos filmes nacionais, mas há motivos para isso: o IBOPE. Se fosse veiculado às 3:00 horas da madrugada, por exemplo, haveria uma seleção de espectadores, excluindo os de menor idade, mas, nesse caso, acredito que o resultado seria um aumento significativo no número de trabalhadores que chegam atrasados ao trabalho.

Emissoras de rádio e televisão necessitam de concessão governamental para operar, pois são meios de comunicação de massa, e se pretende que tenham também função social. Sob essa perspectiva, o BBB é um desserviço à sociedade, mas não podemos cair na ideia fácil de querer tirar o programa do ar. Isso seria censura, e está completamente fora de questão. E se proibissem o BBB, surgiria um PMP - Programa Merda Pura, e voltaríamos à estaca zero. Desse modo, sou de opinião que basta não assistir ao programa que ele morre de inanição "ibópica", digamos assim.

O fato é que nosso povo gosta, então o erro não está propriamente na Globo, que apenas explora o filão da audiência idiota, e sim, numa cultura oficial de produzir gente alienada em número suficiente para perpetuar esse estado de consciência anêmica crônica.

Concluindo: vamos todos ao bar tomar umas e outras que é muito melhor! E, por favor, que não me venham falar em BBB!


Pedro Altino Farias, em 26/01/2012
altino.frs@gmail.com




ATENÇÃO
Os textos deste blog estão protegidos pela lei nº 9.610 de 19/02/1998. Não copie, reproduza ou publique sem mencionar os devidos créditos.

2 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau e pela negatividade do BBB, digo:
    NNN ao BBB!

    Traduzindo:
    Não Nego Negação!
    ou
    Não, Não e Não!

    ResponderExcluir
  2. Este é o terceiro comentário que recebo via internet sobgre o programa BBB,todos com a mesma opinião que também é a minha.Deixo aqui o meu apoio,vamos em frente um falando,outro falando, qem sabe um dia surja o VNB.Viva nosso Brasil,valorizando sua gente,seu território, sua bandeira,seu hino,.....

    ResponderExcluir